quarta-feira, 17 de abril de 2013

Temas para DDS


Respeito é bom e eu gosto!


Durante toda a vida, passamos por diversas situações. Muitas não são tão agradáveis quanto gostaríamos, mas todas servem de aprendizado. A vida é feita de obstáculos, de pessoas que por vezes possam vir a atrapalhar o desempenho de outros, de problemas que parecem maiores do que realmente são, etc.
Eis que nesse turbilhão de coisas surge uma dúvida: como agir? O que fazer quando se encontrar em uma situação desagradável? E se acontecer no local de trabalho, devo reagir? De que forma?
Esses são questionamentos comuns, que afligem todas as pessoas. E a melhor solução é lembrar-se de conceitos que aprendemos ainda na fase de criança.
Lembra-se quando estava na escola, e a professora ensinou sobre respeito, educação, dignidade? Pois bem, são esses os sentimentos que devem existir na personalidade daqueles que desejam vencer na vida, independente do que ela ofereça!
Respeito é o sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis aos outros. Veja a seguinte situação. Você está trabalhando, e por algum motivo, alguém fala algo que lhe tira do sério. Sua reação imediata seria responder a pessoa? Bem, melhor pensar antes, não? Agir impulsivamente geralmente não causa boas consequências, principalmente quando diz respeito a decisões profissionais.
Antes de respeitar os outros, é essencial que cada um aprenda a se conhecer, para assim, ser capaz de entender como pensa, como reage a diversas situações, etc. Após a fase do autoconhecimento, a pessoa se torna capaz de compreender melhor que nem sempre vai estar tudo bem, nem sempre vai conviver com pessoas agradáveis, mas nunca vai esquecer que deve levar em consideração a vida dos outros.
Respeitar é aceitar as diferenças.
Além de respeito, educação é primordial para o sucesso em tudo na vida. Não somente a educação ensinada na escola, adquirida com o tempo, prática e teoria. Ser educado é ser cortês, cultivar coisas boas, querer o bem do outro, mesmo que esse outro o tenha magoado alguma vez na vida.
Dignidade une respeito com educação. Pessoas dignas têm caráter, se importam com o outro, gostam de ajudar, respeitam as diferenças, não se traem em tentativas de fazer o mal para quem quer que seja.
Portanto, lembre-se sempre que, tanto no ambiente de trabalho, em casa, na vida social/pessoal, cultivar boas coisas só tende a gerar bons frutos. Manter uma boa relação com os outros é um dos (senão o mais importante) passos essenciais para garantir o sucesso.
Sucesso é obtido quando se tem um bom resultado de alguma ação ou empreendimento. Então, podemos concluir que uma coisa leva a outra.
RESPEITO + EDUCAÇÃO + DIGNIDADE = SUCESSO
Há um velho ditado que diz, “não faça com o outro o que não gostaria que fizessem com você”. E vale para resumir tudo o que foi dito até agora. Pense se gostaria que tal situação acometesse você. Se a resposta for negativa, não faça! Quando agimos para o bem, ganhamos o bem em dobro, e assim acontece com o mal.
Viva bem, queira o bem das pessoas e pondere suas atitudes. Siga o caminho do sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário